Yoga para grávidas

YOGA PARA GRÁVIDAS - GESTANTES


Praticar Yoga é um auxilio fantástico para a gestação.

Todos os exercícios de yoga devem ser adaptados a cada mulher, às suas capacidades e meses de gestação.
Uma aula para grávidas inclui, como qualquer aula de Hatha Yoga, posições (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e relaxamento e meditação.

Muitos dos asanas do yoga clássico, são inadequados para grávidas, especialmente se forem iniciantes em yoga. Desta forma o Yoga para grávidas é adaptado e um pouco diferenciado do yoga clássico.
Muitos dos exercícios do yoga para grávidas são especificamente concebidos para o trabalho de parto.

A prática de yoga corrige desequilíbrios físicos, emocionais e energéticos, colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso e endócrino, vitaliza as vísceras, promove uma irrigação maior de sangue nos tecidos, a eliminação de toxinas, o estimulo das atividades orgânicas e a limpeza dos resíduos acumulados nas articulações.

As grávidas devem praticar Yoga para grávidas pelas seguintes razões:
  • Ganharem força e resistência
  • Esforço e relaxamento
  • Remove a estagnação de energia
  • Foco mental
  • Sintonização com o bebé
  • Partilha entre outras grávidas
Dar à luz é um esforço físico tremendo e é tão importante encarar este momento na sua melhor forma física. 
No yoga pré-natal, podemos simular a intensidade presente no trabalho de parto com as nossas posturas e depois relaxar, situação que ocorre nas contrações.
Na tradição oriental a dor é vista como estagnação de energia que precisa ser movimentada, removendo a letargia e a inercia.
Criar uma atmosfera meditativa permite naturalmente à mulher conectar-se com o seu bebé, através de sentimentos e intuição.
Com a prática de yoga na gravidez , a internamente mais calma, concentrada na respiração, relaxa mais facilmente o pavimento pélvico, mesmo quando o trabalho de parto se intensificar.

Todas sabemos que a jornada da gravidez transformará para sempre a sua vida, a sua realidade e o seu futuro. O impacto das suas hormonas irá "remoldar" o seu corpo, remexendo as suas emoções e desafiar a sua mente.
Durante 40 semanas de gravidez você será uma fonte de Espírito que alimentará o corpo e o carácter do seu filho.
Com o foco na auto-conscialização, relaxamento e serenidade, o yoga é a preparação ideal para a gravidez e para o parto.
As aulas de yoga são uma perfeita oportunidade para simular o trabalho de parto e efetivamente para se treinarem posições de parto, exercícios de respiração e consciencialização.

A prática (asanas) de yoga na gravidez, permite à gravida, praticar exercícios não stressantes, preparar o corpo para o parto, ganhar força e resistência até mesmo para ser mãe! Permite sintonizar-se e adaptar-me às mudanças do seu corpo mais facilmente, melhorando a sua postura, sentir-se mais confortável, facilidade em encontrar posições que aliviem dores no trabalho de parto, desenvolver confiança no desenvolvimento do seu corpo e na capacidade de dar à luz e cuidar de um bebé.

Os exercícios respiratórios (pranayamas) no yoga para grávidas permite à grávida, praticar exercícios específicos para a hora do parto, libertar a tensão do corpo através da respiração, permanecer concentrada, calma, ajudando do processo de relaxar e entrega no momento do parto.

No yoga para grávidas, pratica também o relaxamento adequado, necessário para a hora e depois do parto. A pratica de relaxamento, permite conservar a energia, conectar-se com o seu bebé, permanecer tranquila, ter sensações positivas e despertar o instinto e a intuição.

Com a prática de yoga a grávida melhora a sua flexibilidade e a elasticidade do corpo. A respiração profunda e consciente que se realizam nestas aulas melhoram todas as funções vitais do corpo através da eliminação de resíduos e do aumento do estado de saúde e de energia.

Fazer Yoga na gravidez de forma consciente e prudente, evita o stress porque ajuda a descarregar tensões crónicas e ansiedade. Fortalece a coluna dorsal para que o corpo se adapte com maior facilidade às mudanças geradas pela gravidez. A prática de yoga na gravidez, gera calma, equilíbrio, paz interior e faz com que a mãe tenha uma maior consciência do bebe que se encontra no seu ventre.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)

Vender artigos usados em Portugal