Yoga para crianças

Yoga para crianças


As crianças nascem com uma energia saudável e inocente, ilimitadas de de criatividade e amor. As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, no entanto a vida moderna não as deixa expressar-se segundo as suas necessidades e capacidades.
O Yoga estimula a sua capacidade capacidades físicas e psíquicas através da diversão.

No yoga para crianças o professor deve proporcionar-lhes experiências diversificadas e enriquecedoras, de forma a poderem fortalecer e desenvolver as suas capacidades físicas e emocionais. No yoga aprende-se a otimizar a energia, a concentrar-se a respirar corretamente a relaxar o corpo, a gerir melhor a ansiedade, as contrariedades e tensões naturais do dia-a-dia, a ser mais consciente e responsável em relação a si própria e ao mundo que a rodeia.

Há que lembrar que as crianças são o futuro do nosso mundo e devemos ter sempre isso presente quando oferecemos uma prática de yoga, esta deve ser rica em conhecimentos que o yoga proporciona, a crianças de forma a ajudarmos essa criança a desenvolver-se num adulto melhor. As crianças serão um espelho nosso, por isso uma responsabilidade acrescida na transmissão de valores, por isso muito importante manter a sinceridade, amor, humildade e outros valores positivos.
Há diferenças entre ensinar crianças a serem e a fazerem. Para ensinar crianças a fazerem coisas, usam-se palavras, para ensinar crianças a serem, o professor deve incorporar o que deseja ensinar.

As aulas de yoga para crianças são muito versáteis, estas podem estar cheias de brincadeiras e de novas atividades, o importante é explorar o máximo possível, podem ser usados, instrumentos musicais, dança, massagem, pintura etc.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO YOGA PARA CRIANÇAS

  • Melhora o padrão de sono
  • Melhor digestão
  • Reduz a inquietação e irritação
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Ajuda a desenvolvimento neuromuscular
  • Aumenta a auto-confiança e auto-estima
  • Alinha o corpo e cria equilíbrio
  • Fortalece a estrutura básica do corpo
  • Aumenta a consciência corporal
  • Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos
  • Melhora a concentração
  • Aumenta a criatividade
  • Ajuda a uma vivência das emoções mais equilibrada
  • Desenvolve o Espírito de grupo e a cooperação
  • Promove uma consciencialização ecológica e humanitária
  • Promove a disciplina
  • Estimula todos os sentidos

Regras de segurança:

A criança não deverá praticar a seguir às principais refeições, almoço e jantar. Deverá esperar pelo menos 90 minutos para iniciar a prática.

Para segurança do professor e aluno, há regras que devem ser dadas por escrito aos pais, como:
  • Não comer durante a aula
  • Não usar jóias/adereços.
  • Ir à casa de banho antes de iniciar a aula
  • Usar roupas confortáveis

Como são aulas de yoga para crianças:

As aulas de yoga são muito versáteis, são utilizadas posturas do yoga tradicional, mas adaptados para crianças. São feitos jogos, pinturas, musicas, histórias e outras atividades criativas de forma a ajudar a criança a desenvolver de forma mais saudável quer física quer mentalmente. Em todas as aulas há um breve relaxamento ou meditação, são usados pranayamas (exercícios respiratórios)

Regras importantes para o professor de yoga para crianças:

Demonstrar primeiro as posturas antes de a praticar com as crianças, deve explicar a postura em vez de corrigir fisicamente as crianças. Não é expectável que as crianças consigam fazer as posturas corretamente, a não ser que se possa magoar se não for corrigida. Não faça portanto correção de alinhamentos, deve a criança explorar por si mesma.

Devemos optar por pedir ajuda a um voluntário para fazer a demonstração de uma postura ou jogo, no caso de um grupo novo, em que não se conheçam e se for uma turma já frequente, selecione uma criança e vá variando, sem fazer qualquer tipo de exclusão.
Quando quiser pedir algo a uma criança, não aponte para ela, chame-a pelo nome ou chegue-se ao pé dela, coloque a mão no ombro, por exemplo.
É essencial tratar as crianças todas por igual, respeitando o principio de justiça e igualdade.

As posturas de yoga, não devem magoar, é de extrema importância, explicar desde a primeira aula e ir sempre referindo isso, para que a criança comece a escutar o seu corpo desde o inicio e saber quais os seus limites.
De forma a fazer a criança permanecer por algum tempo nas posturas, use a música de forma a acompanhar o ritmo.

Se uma criança tiver dificuldade nos exercícios, ajudamo-la a respirar fundo antes de tentar novamente, para que esta se sinta menos frustrada e de seguida damos uma opção.
Não devemos dar instruções quando as crianças não estão atentas e devemos chama-las constantemente pelos nomes de forma a estarem mais atentas e poderem participar sempre que as chamamos.

Nenhuma criança deve ser forçada a participar, se houver alguma resistência por parte de alguma criança, esta deve poder assistir sentada ou como desejar, com o seu tempo ela irá sentir-se à vontade para participar. Se a resistência for muito grande e nunca participar, participar ao professor responsável, para que fale com os pais. Se o espaço for nosso, ou tivermos um contacto muito direto com os pais podemos ser nós a fazer essa participação, caso contrário não! Existem normas das escolas que deverão ser cumpridas e são da responsabilidade do professor que segue a criança.

Explicar sempre as regras de segurança, pois estas vão querer repetir em casa com os pais, por isso sempre que possível devemos também explicar aos pais.

Para um professor de yoga é importante que esteja aberto a aprender com as crianças, com os pais e os professores.

A estrutura da aula
  • Centramento
  • Aquecimento
  • Posturas
  • Pranayamas
  • Relaxamento/Meditação

Harmonizar a sala de aula, acolher os alunos com amor e alegria, entender a energia da turma e adaptar a aula. Nem sempre se pode fazer o que estava planeado, há que ter vários opções e usa-las conforme o momento presente, o importante é captar a atenção dos alunos.
Podemos usar jogos de yoga, livros, mandalas e outros materiais, posturas de yoga, fazer alongamentos, aquecer as articulações, até estes começarem a acalmar e a ficar focados na aula, pois desta forma a aula tornar-se-á mais divertida para as crianças.

Dar as sequencias conforme o aluno vai avançando, não dar todas as sequencias de saudação ao sol de uma só vez. Devem ser executadas 8 a 10 posturas de yoga por aula, e ir adicionando novas e retirando outras das usadas na anterior aula. Deverão existir repetições para que o aluno aprenda com mais facilidade. Desta forma a acriança perceberá o seu potencial físico e irá melhorar progressivamente e sem pressões. 
As posturas devem contem posturas de equilíbrio, flexão à frente e atrás, lateroflexão e invertida. Para além da subfamilias de posturas.
Relembre sempre o aluno de que não deve forçar nenhuma das posturas e deve manter sempre a atenção no seu corpo para não se magoar.

Nos pranayamas, exercícios respiratórios não é permitido fazer retenção. Os exercícios de respiração para crianças servem para criar consciência de que respiramos e que a nossa respiração pode ser calma, rápida, profunda ou superficial e ainda mais importante, que deve ser estritamente nasal. Podemos fazer esses exercícios de pranayama (exercícios de respiração) através de jogos. Lembre-se que respirar fundo é aborrecido para as crianças, mas se enfeitar a respiração com sons e movimentos interessantes, imaginação e jogos divertidos, elas vão praticar a respiração por muito mais tempo.

Quando chegar ao relaxamento final, meditação, poderá ensinar ao seus alunos a beleza da meditação guiada e das visualizações. As crianças, seres mais puros e mais perto da beleza Universal e do conhecimento à medida que evoluem no processo de meditação tornam-se capazes de ultrapassar os limites da própria identidade, neutralizando as projeções mentais e permite compreender melhor as coisas na sua realidade mais pura, tomando decisões mais facilmente.
A imagem mais tradicional relacionada com a meditação é a flor de Lotus.

Resumindo, dar aulas de yoga para crianças é uma aventura! Muita diversão, exercício mas nunca sem esquecer os yamas e nyamas, sempre incorporados nas aulas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para grávidas

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)