Passadiços do Paiva, Arouca

Passadiços do Paiva, Arouca




Os passadiços do Paiva estão abertos ao público desde Maio de 2015.
Os passadiços são vencedores dos Óscares do turismo de 2016 e 2017, parabéns à Câmara -municipal de Arouca.
Os passadiços abrem ao público gratuitamente mas devido aos episódios de incêndios que infelizmente sofreram e após a sua reconstrução, passou a pagar-se 1€ (bilhetes comprados no site) para serem visitados, o que merece bem a pena!

Numa manhã de Verão eu e a minha família seguimos em visita dos famosos passadiços de Arouca, já nos nossos planos há algum tempo, mas lá foi desta que demos inicio ao Trekking familiar!
O tempo estava nublado, um pouco estranho para o Verão, nem sabíamos bem se viria ainda um sol de rachar em pleno Verão ou ficaria nublado todo o dia, mas preparados para o sol quem sabe lá fomos de protector solar e chapéus! Sim, vão preparados com água, lanche e roupa e calçado adequado, afinal são muitos kms!!
Essa manhã esteve sempre nublada o que foi magnifico para uma caminhada de 17 km! Já para relaxar na praia nem por isso.
O percurso são mais de 8kms lineares para cada lado. Se chegar até ao fim de uma ponta terá de regressar os outros 8kms de volta. Também já há alguns táxis a meio caminho, para os que não aguentam regressar andando. Durante o percurso pode parar e relaxar a uma sombra, existem se não estou em erro apenas dois cafés, um na entrada de Espiunca e outro a meio do percurso, tal como os WC  ś.
Normalmente aconselham entrar por Espiunca e vale mesmo a pena. Pois ao fim dos mais de 8 kms lineares vêm uma escadaria brutal para subir... :( :) Esta foto foi tirada do topo!

Depois vale a recompensa de descer e saber que são só mais 8kms lineares! :)
Na volta ficamos um pouco na praia fluvial de Vau, bem desinteressante no meu ponto de vista. Não tinha areia e sim pó. Mas o lado bom era ter bastante sombra e desta forma fizemos o nosso pic-nic. e relaxamos um pouco.
O passeio é muito agradável, vale alguma boa forma física, claro, mas também deverá ir sem pressas e aproveitar a natureza, super agradável, uma caminhada amortecida pelas madeiras do passadiço e com a deslumbrante paisagem das montanhas e do rio Paiva. Aproveite também para ouvir o Rio...

Quando fomos estavam a construir a nova ponte envidraçada para a outra margem do rio do topo do percurso, deve ser algo de cortar a respiração, acredito. Talvez este ano já possa visitar a nova construção!

Concelho; no Verão e fins de semana há bastante gente, mesmo... vista roupa confortável, leve o fato de banho e água! Conforme referido não há muitos pontos onde possa adquirir água ou algo mais. Apenas verá kms de percurso à sua frente.

Informações no site oficial AQUI:



Horário retirado do site a Janeiro de 2019:

CALENDAR

PeriodOpening timeClosing time
April (working days)09:00h18:00h
April (weekends and holidays)09:00h19:00h
May to September08:00h20:00h
October to March09:00h17:00h



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para grávidas

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)

Yoga para crianças